Transformando a saída de vídeo do TK para NTSC

 ZX81 logo faixa p&b

Transformando a saída de vídeo do TK para NTSC
por Eduardo Luccas

 

Apresentamos mais uma modificação para o seu TK. Desta vez, vamos modificar a saída de vídeo, seja em RF ou em Video Composto (se você fizer a nossa adaptação), do original em PAL-M para NTSC. Tal adaptação está sendo solicitada recentemente pois a totalidade dos monitores coloridos que tem na praça são em NTSC, como o famoso Commodore 1084. Assim, modificar o TK para sair com sinal de vídeo em NTSC é mais prático, mais barato e de melhor qualidade final do que, por exemplo, utilizar um transcoder externo. A adaptação é bastante simples.

Tudo ficou fácil, aliás, graças ao engenhoso circuito do TK. O CI que faz a conversão do RGB-digital+sinal de "bright" que sai da ULA para os sinais analógicos R+Y, R-Y e Y, o LM 1886, permite selecionar facilmente através de um pino o sinal, se PAL ou NTSC. Originalmente ele está em PAL, e, como se utiliza a frequência múltipla do PAL-M brasileiro no TK, o sinal sai em PAL-M. Portanto, a conversão é simples

Bem, então, vamos lá:

 


Lembre-se: não nos responsabilizamos por qualquer dano no seu TK. O circuito foi implementado e a descrição revisada e é funcional, porém, faça por sua conta e risco.


 

 

LISTA DE PEÇAS:

1 TK 90X ou TK 95
1 cristal oscilador de 14,31818 MHz
1 resistor de 4K7 ohms x 1/8 de watt

Fios, solda, ferro de soldar e demais ferramentas de praxe

 

 

PROCEDIMENTO:

Primeiro abra o TK. Se tiver dificuldades, siga o nosso artigo desmontando o TK sem traumas.

Agora, com o TK aberto, localize o cristal oscilador. Ele fica bem próximo ao conector do joystick. Guie-se pela figura 1:

Figura 1: localização do cristal

 

 

Remova, dessoldando, o cristal original, que é de 14,302444 MHz, e troque pelo cristal de 14,31818 MHz.

 

Agora, a modificação nos pinos do LM 1886.

Antes, entenda o que está sendo feito, acompanhe na figura 2 um desenho parcial do esquema do TK na parte que nos interessa. As linhas em preto são as ligações existentes, e as em vermelho são as ligações que você deve fazer/acrescentar.

 

 

Figura 2: esquema parcial do TK, na seção de vídeo

 

 

 

Agora vamos proceder a modificação na prática: localize o CI LM 1886; após, corte o pino 2, na verdade, você precisa cortar a ligação do pino 2 com a placa. Você pode cortar no própio pino ou, se preferir, pode cortar a trilha de ligação do pino 2 com o pino 9 do CI 74LS74, trilha esta que fica na parte inferior da placa, ai fica por sua conta. O importante é cortar a ligação elétrica do pino 2.

Após, pegue o resistor de 4K7 e solde entre o pino 2 e o pino 5 do LM 1886. Na verdade uma ponta do resistor deve ir no +12V, mas, como o pino 5 é justamente ligado no +12V então tudo fica mais fácil.

Acompanhe na figura 3 um desenho das ligações necessárias:

 

Figura 3: ligações dos componentes

 

Pronto ! Está feito !

Antes de remontar o TK, faça um teste, ligando a saída de vídeo no monitor ou TV NTSC e confirmando o funcionamento "colorido" do TK !

 

Espero que esta adaptação seja útil para todos, e que possam usar e se divertir, cada vez mais, com o nosso querido TK !

 

 

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 664

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar