Instalação de uma saída A/V no Atari

 Atari faixa vm
Adaptando uma saída de Áudio e Vídeo no Atari 2600
por Eduardo Luccas

 

Cansando dos chuviscos quando você joga Atari ? Não agüenta mais aquela interferência ? Sua TV não sintoniza direito ? Não será por isso que você não vai jogar Atari. Adapte facilmente uma saída de vídeo composto e áudio no seu videogame, "modernizando-o" e deixando uma imagem com boa qualidade e livre de ruídos.

Existem alguns circuitos divulgados pela internet, mas são todos destinados ao console original americano e não funcionaram muito bem nos consoles brasileiros. Assim resolvi desenvolver um circuito adequado a nossa realidade, que funciona tão, ou melhor, que as adaptações americanas.

 

VANTAGENS:

- Imagem limpa e cristalina, sem chuviscos;
- Fácil de implementar;
- Não requer nenhum ajuste, é montar e usar;
- Se você quiser pode manter o RF;
- Possibilidade de usar monitores como o 1084 da commodore;
- Novo ânimo para jogar Atari !!!

DESVANTAGENS:

- Videogame terá que ser "destranscodificado", virará NTSC;
- Precisará de 2 cabos para ligar a TV ao invés de 1.
- Você sentirá saudades do charme das interferências e ruídos. :-))

 

Bom então mãos a obra.

 


ATENÇÃO: Este projeto destina-se a uso pessoal. É terminantemente proibido o uso comercial deste circuito.


 

 

LISTA DE PEÇAS:

- 1 videogame Atari da Polyvox
- 1 resistor de 150 ohms x 1/8 watt
- 1 resistor de 470 ohms x 1/8 watt
- 2 resistores de 1K8 ohms x 1/8 watt
- 1 capacitor eletrolítico de 10 uF x 25 volts
- 1 capacitor eletrolítico de 220uF x 25 volts
- 1 cristal oscilador de 3,579545 MHz (cristal NTSC)
- fios, cabos, plugs RCA, conforme a preferência
- ferro de soldar (max. 30W) e solda fina (40/60 ou 37/63)
- chave de fenda, chave philips, alicates. 

 

IMPORTANTE: o circuito, teoricamente, funciona em qualquer modelo de Atari. Porém ele somente foi testado e implementado no Atari 2600 da Polyvox. Os outros modelos nacionais ainda não testamos portanto se você tem um destes e quer adaptar aguarde mais um pouco que estamos desenvolvendo e em breve colocaremos mais informações.

 

--> ATENÇÃO: Verifique qual o modelo da sua placa. A que está descrita primeiro é a placa mais comum, face simples com o módulo PAL-M soldado à placa principal. Se sua placa for de outro modelo, ou for o Atari importado, veja mais abaixo instruções para realizar a modificação.

 

MONTANDO:

Primeiro passo é desmontar o Atari. Remova os 4 parafusos da parte inferior, solte a placa de circuito impresso com cuidado; desplugue o cabo de RF do modulador para a placa ficar livre. Guarde os parafusos e a caixa plástica do videogame com cuidado para depois remontarmos.

Agora com a placa "solta" remova com cuidado a blindagem metálica que envolve a placa. Para tal destorça as lingüetas metálicas que fixam a blindagem. Estas lingüetas estão nas extremidades da placa. Use um alicate de bico e seja cuidadoso para não danificar nenhuma. Remova as duas metades da blindagem e reserve num local à parte.

Temos então a placa do Atari completamente aberta.

No centro temos o conector do cartucho; um pouco abaixo a plaquinha adaptadora para PAL-M; e os três Circuitos Integrados do videogame: o 6507 (o processador), à esquerda, o 6532 (o RIOT) ao centro e o 6526 (o Stella) à direita. Este último que nos interessa. Ele pode vir com vários códigos diferentes: UM 6526, 10444, KSC 131, dentre outros, não importa, o fato é que o CI no qual retiraremos o sinal é esse, à direita.

A primeira providência é remover a placa adaptadora PAL-M e trocar o cristal. Para remover a plaquinha simplesmente desolde nos pontos de fixação e puxe-a para fora. Alguns modelos do Atari da Polyvox, os primeiros, tem a placa "solta", ligada com fios na placa principal. Neste caso dessolde os fios e descole a plaquinha, removendo-a. Guarde ela, nunca se sabe... :-D

Atari04

 

 

 

Depois localize o cristal oscilador. Ele fica a direita do chip 6526. Simplesmente dessolde-o e coloque o cristal novo (o de 3,579545 MHz).

Atari02

 

 

 

Prontinho, seu Atari agora é uma unidade que opera em NTSC !!!

Partamos, então, para a extração dos sinais A/V em si.

Separe os resistores. Para identificar os valores, para quem não sabe o código de cores, eis as cores dos resistores usados no nosso projeto:

 

codigo resistores

 

 

Pegue os dois resistores de 1K8 e solde-os em paralelo ("perna com perna").

O capacitor eletrolítico pode vir em 2 modelos: radial, com ambas as "pernas" de um lado só, caso em que a menor é o negativo, ou axial, que uma "perna" é em cada lado do capacitor. Em ambos os casos há uma inscrição no rótulo do componente indicando a polaridade do mesmo. Isso é importante, atenção nesse ponto.

Uma vez reconhecidos os componentes, vamos as ligações na placa.

O Circuito Integrado que nos interessa é o 6526, conhecido como o chip Stella. Esse chip é o responsável pela geração dos sinais de áudio e vídeo, além de conter os conversores A/D que são usados nos controles paddles. É, portanto, dele que extrairemos os tão desejados sinais de vídeo composto e áudio.

Este componente é o chip mais à direita da placa, olhando-a com as chaves para cima. Ele pode ter vários códigos esquisitos, mas é o chip mais à direita da placa (lembre-se: isso é válido SOMENTE para os consoles Polyvox).

Localizado o chip, será necessário agora a ligação dos resistores e do capacitor em alguns pinos deste circuito integrado. Você pode soldar diretamente na parte de cima da placa ou se preferir soldar na parte de baixo da placa (lado cobreado). Neste caso apenas tome cuidado para não confundir os pinos.

Confira abaixo, então, quais pinos serão usados:

Atari03

 

 

 

Faça a ligação dos componentes conforme o esquema abaixo:

esquema-A/V

 

 

 

Existe uma ligação que não será feita no chip e sim na junção dos resistores R44 com o capacitor C42. Esse ponto de ligação fica logo abaixo do CI 6532, perto de onde estava o conversor PAL-M. Confira na foto:

Atari01

 

Solde tudo com cuidado e isole com fita isolante. O ponto de terra (negativo) você pode pegar soldando um fio na caixa metálica do modulador de vídeo ou mesmo por baixo da placa. Solde um cabo nas saídas A/V e ligue um plug RCA fêmea ou deixe um cabo mais longo e solde plugs RCA macho. Isso fica conforme a preferência de cada um.

Antes de remontar o videogame ligue as saídas recem-implementadas na TV, vídeo ou monitor e faça um teste. Não esqueça que agora o seu Atari é NTSC e portanto o terminal de vídeo deve suportar esse sistema de cor. A totalidade das TVs hoje em dia suportam sem problemas.

Comprovado o funcionamento, termine de isolar tudo, recoloque a blindagem metálica do console, passe os fios de ligação do A/V pelo furo do cabo de RF, tape o console e recoloque os parafusos.

 

 

 

POSSÍVEIS VARIAÇÕES DA PLACA DO ATARI:

 

Quando a Polyvox lançou o Atari no Brasil, ela começou com outro modelo de placa, que durou pouco tempo. E, mesmo a placa mais comum (a mostrada acima) existe uma variação da placa conversora PAL-M. Assim, vamos mostrar agora como proceder, caso o seu Atari tenha uma dessas variações de placa.

 

- Placa importada/dupla face:

 

Essa placa tem uma disposição dos componentes diferente,  tem coloração verde e é dupla-face. Ela é similar a esta:

 

placa Atari importada

 

 

Para proceder a instalação do A/V nesta placa, siga os mesmos passos da anterior, a única diferença é o ponto de extração do sinal de cor: como a placa é diferente, os códigos dos componentes são diferentes, portanto a referência dos componentes muda. Assim, o ponto a ser retirado o sinal de cor é a junção de R223 com C242. Os valores dos resistores e capacitores da adaptação são os mesmos.

ATUALIZAÇÃO: Vários visitantes do site me alertaram sobre diferentes revisões da placa original do Atari, principalmente as mais novas (revision 16 pra cima). De fato, e aparentemente, a Atari enviou placas com diferente revisão para a Polyvox quando do lançamento em 1983. Assim, as placas originais (caso você tenha um console americano) podem ter pequenas diferenças. Neste caso, e confirmei isso nos esquemas originais, o ponto para extrair o sinal de cor, embora seja o mesmo, o código dos componentes muda. Assim, se você tem uma placa revisão 14, 15, 16 ou superior, ou, se os pontos acima não funcionaram, o local correto destas placas é a junção do resistor R211 (valor 1KΩ, para referência) com o capacitor C210 (valor do capacitor 47 pF, para referência). Podem utilizar este ponto que funcionará.

Estas instruções servem tanto para o Atari da Polyvox quanto para o Atari importado. Caso seja o Atari da Polyvox, muito provavelmente ele terá a placa de conversão PAL-M. Se sim, proceda a troca do cristal conforme descrito acima (a posição do cristal é diferente, mas, só existe um). Para a remoção da placa PAL-M, veja abaixo, pois, a placa é igual.

Note que, se for o Atari importado, ele já estará em NTSC, portanto, não será necessário trocar o cristal.

 

 

- Placa nacional (face simples) mas com placa PAL-M com fios:

 

Algumas versões da placa da Polyvox - a nacional, como a descrita lá no começo deste artigo - sairam com uma placa de conversão PAL-M diferente. Estas foram as primeiras versões, embora não sejam muito comuns, ainda existem por ai. Assim, para retirar a placa PAL-M requer alguns procedimentos diferentes do descrito acima, no caso da plaquinha soldada.

O procedimento de troca do cristal é o mesmo, siga como descrito acima. A placa PAL-M, então, deve ser descolada e removida, cortando-se todos os fios que a conectam na placa principal do Atari. Você pode dessoldar os fios também, caso queira. PORÉM, IMPORTANTE: corte todos os fios MENOS os fios amarelo e branco. Estes dois devem ser unidos, soldados um ao outro, e isolados. Ou seja, corte-os da placa PAL-M mas não remova-os da placa principal: as pontas que sobrarem devem ser ligadas (soldadas).

Após este procedimento, pode prosseguir com a modificação como descrita acima.

 

 

Uma vez terminada e testada a modificação, seja qual for o seu modelo, leve seu console pra sala, ligue na sua TV nova e chame a galera para, novamente, passar horas de diversão com o Atari!  :-)

 

Bom divertimento!

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 19519