IDS2001 no ZX Spectrum inglês: RESOLVIDO

 ZX81 logo faixa p&b

Resolvendo o problema de incompatibilidade da interface de drive IDS2001 com o ZX Spectrum.

 

 

Interface de drive para o TK90X, TK95 e ZX Spectrum sempre foi um antigo sonho dos usuários na época, e é até hoje. Por isto sempre há demanda por este periférico. Em 2003, o grande amigo Jorge Braga, na época o dono da Sincron, a qual produziu a interface de drive IDS-91, devido a muitos pedidos dos usuários, especialmente os colegas da lista TK90X, produziu um bom lote da interface, desta vez denominando IDS2001ne. A interface teve algumas alterações em relação ao modelo anterior, especialmente no layout da placa de circuito impresso, sistema de montagem etc, e o resultado final dividiu opiniões: muitos preferiam o "jeito antigo", outros gostaram. No entanto, a nova interface teve um problema relativamente grave: ela não funcionava no ZX Spectrum original inglês, somente no TK90X/TK95. Claro que para a maioria isso passou desapercebido, já que muitos vão usar no TK mesmo. Porém, uma parcela dos usuários pretendia usar no ZX Spectrum 48K, e isso não era possível. Eu prefiro mesmo o TK, contudo, como gosto de ver as coisas funcionando em tudo, resolvi "atacar" o problema e resolver de uma vez: não era possível que ela não funcionasse, já que o modelo anterior, a IDS-91, bem como a interface a qual a IDS-91 foi copiada, a CBI-95, funcionam muito bem tanto no TK quanto no ZX Spectrum. Afinal, o circuito é o mesmo... bem, ou quase, e é ai que estava o problema!

 

Após uma análise e comparação entre os circuitos, descobri o problema: ocorre que o Braga pretendia produzir o "TK128", uma modificação interna no TK90X para deixá-lo como o ZX Spectrum 128. Entretanto, creio que o J.Braga nunca terminou a idéia, porém, ele introduziu modificações na IDS2001 de modo a que ela, em tese, funcionasse no TK128 também. Só que estas modificações incluiam um sinal a mais que seria gerado no TK e colocado no barramento, em um pino que não é utilizado. Só que alguns pinos do barramento, que no TK não são utilizados, no ZX Spectrum são e, justamente, o sinal adicional usava um pino que no ZX Spectrum é usado para o sinal de vídeo. Isso acaba por "bagunçar" o funcionamento da interface. Em teoria poderíamos desligar este pino, mas isso não é recomendável, pois, algumas ligações podem ficar  "aéreas", gerando instabilidade no funcionamento. O ideal, portanto, é desfazer essas modificações, trazendo o circuito para o original, como a IDS-91 e a CBI-95, com o que funciona em tudo, tanto no TK quanto do Spectrum. E é isto que descrevo neste artigo.

 

Não é necessário adicionar nenhum componente, ao contrário, retiraremos alguns e faremos algumas ligações. Por isso, muna-se apenas do ferro de solda, solda, fios para ligação, e uma boa dose de atenção para as alterações.

 

Vamos la:
Primeiramente, vamos ver o pedaço do esquema da inteface que será modificado, de modo a ficar um pouco mais claro as modificações necessárias. Veja os 2 desenhos abaixo:

 

 

 

 

 

O terminal "LCK17" é o dito sinal "extra" que seria gerado no TK128.

Bem, para proceder as modificações, então, abra a interface, desconecte todos os cabos e remova a placa.

Verifique, na imagem abaixo, onde estão marcados os locais e componentes que deverão ser alterados, para que você se localize:

 

 

 

 

Vamos passo-a-passo:

1) Perto do CI 74LS04 há o diodo D8 (1N4148). Remova-o simplesmente, tomando cuidado para não deixar resquícios de soldas que provoquem curto-circuito nas pistas e ilhas próximas. Veja no detalhe:

 

Devido a proximidade das ilhas com outros pinos do CI, recomendo que você verifique, com o auxílio de um multímetro, chaveado para teste de continuidade, se não há curto-circuito com algum pino.

 

2) Logo a direita, pertinho do CI 74LS74, há o resistor R17, de 470 ohms. Confira abaixo:

 

 

Há duas opções: remova o resistor E solde no lugar um pedaço de fio, conectando as ilhas onde originalmente estava o resistor. OU, simplesmente, "curto-circuite" os terminais dele. Neste caso, é mais fácil colocar uma "gotinha" de solda no terminais por baixo da placa, como mostrado abaixo:

 

Ai fica por sua conta (ou "preguiça" de tirar ou não o resistor...  :-P)

 

3) Agora, a parte mais "complicadinha": localize o CI 74LS74, é o mesmo perto do resistor citado acima. Aqui, será necessário primeiro "raspar" uma pista do circuito impresso, para interromper o contato elétrico, especificamente do pino 10 do CI. Veja na foto abaixo:

 

 

Para garantir, após raspar, confira com o multímetro se a conexão foi, de fato, interrompida.

Feito isto, pegue um pedaço pequeno de fio e solde os pinos 10 e 14 do CI. Os pinos estão próximos, um pedacinho de fio será suficiente. Confira na foto abaixo a ligação, bem como o detalhe da pista do circuito impresso que ligava o pino 10 ao resto do circuito já raspada.

 

 

4) O último passo: remova o resistor R16, de 10K, ele está localizado perto do conector IDC na parte debaixo da interface. Veja na foto:

 

 

E pronto! Modificações terminadas.
Dê uma boa conferida geral e, antes de remontar a interface, ligue-a no Spectrum para verificar o funcionamento. Você constatará, com prazer, que agora tudo funciona perfeitamente!

 

IMPORTANTE: Eu efetuei esta modificação na minha interface e funcionou perfeitamente. Todas as fotos deste artigo são da modificação real do circuito, a qual foi feita com cuidado e critério. Procurei descrever da maneira mais clara possível. Faça a modificação com igual cuidado. Não me responsabilizo por eventuais danos a sua interface e/ou microcomputador. Esta modificação requer algum conhecimento em Eletrônica e soldagem.

 

Mas é isso, espero que esta alteração seja útil para os colegas que queriam usar a interface de drive no Spectrum 48K inglês.

Quero deixar o meu agradecimento especial ao grande amigo Clóvis Friolani, que me emprestou o Spectrum 48K inglês, para que eu efetuasse os testes e determinasse a causa do problema. Valeu Clóvis!

Qualquer dúvida, fique a vontade para me escrever!

 

Bom divertimento!

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

 

Acessos: 570

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar