Como abrir o Colecovision sem estragar o adesivo frontal

Como abrir o Colecovision sem estragar o adesivo frontal

 

 

Uma preocupação de muita gente com os aparelhos antigos, ao montar novas implementações ou mesmo quando de uma manutenção é preservar a estética do aparelho ou, em alguns casos, mexer o mínimo possível na assim chamada "originalidade" do aparelho. Não concordo muito com isso, mas, cada um tem uma preferência.

 

Eu já fiz, e continuo fazendo, muitas implementações de A/V no Colecovision, o que é muito curioso pois esse console não é dos meus preferidos. Contudo, a implementação fica muito boa (se desejar, veja artigo descrevendo esta adaptação aqui mesmo no meu site) e talvez por isso a grande procura. Só que tem um "probleminha": o Colecovision é um console CHATO demais para abrir. O grande problema, na verdade, é que o jeito que seria o "padrão" para abri-lo é, além de desparafusar a tampa do fundo, retirar o adesivo da frente e desparafusá-la. O caso é que quase ninguém quer que isso aconteça, pois vai "enfeiar" o gabinete e, de fato, a recolocação do adesivo nunca fica perfeita (ele é metálico e não muito maleável). Para quem não conhece ou não se lembra, veja o adesivo a que me refiro marcado na foto abaixo:

 

coleco frente

 

 

E então qual a solução? Precisamos abrir o console para instalar modificações ou para consertá-lo, mas, não podemos abrir porque vamos "estragar" o adesivo da frente. E agora, tem jeito? Claro que sim! Mostrarei a seguir um método para abrir o Colecovision sem a necessidade de se remover o adesivo da frente, resolvendo assim o "problema Tostines" nesse caso!

 

Antes de começar, quero agadecer ao amigo Marcus Garrett, que trouxe o seu Colecovision para que eu adaptasse a saída A/V para ele, e permitiu que eu tirasse as fotos que ilustram este artigo, além de tirar algumas fotos adicionais quando foi necessário.

 

Muna-se de uma chave de fenda, uma chave philips, e vamos lá!

 

 

Vire o Colecovision de ponta cabeça e remova os 8 parafusos, veja indicação na foto abaixo. Se não houve troca de parafusos, eles originalmente são parafusos philips.

 

coleco fundo

 

Não se esqueça de guardar os parafusos para a remontagem depois.

Vire o aparelho, deixando ele "em pé", com o adesivo para cima e o fundo de frente para você.

Agora vem o "pulo do gato": não não vamos tirar a tampa frontal, mas sim desencaixar a frente da parte do fundo.
Acompanhe na foto abaixo: insira a chave de fenda bem no encaixe da parte frontal com a parte do fundo, entre com a chave o mais fundo possível (1); depois, respire fundo, coragem, e levante a chave (2), para que a frente desencaixe do fundo:

 

 

 

Repita o processo nos outros pontos indicados na foto, de modo que o fundo fique totalmente liberado. Lembre-se que a chave de fenda deve penetrar um pouco fundo no "vão" entre a tampa da frente e o fundo. É um pouco difícil explicar textualmente, mas, na prática você verá que não tem segredo.

Veja como ficará a tampa "descolada" do fundo, nas fotos abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Ou seja, o fundo ficará totalmente "solto" da parte frontal.

Após removido o fundo, basta levantar a parte superior e empurrar para trás um pouco, como ilustrado na foto abaixo:

 

 

E pronto!
Com cuidado, retire a tampa superior, com a frente junto, e você terá o Colecovision aberto e liberado para qualquer modificação ou manutenção.

 

Para remontar, há um truque também: não siga exatamente o processo inverso; primeiro encaixe a frente de volta a parte do fundo, "forçando" para trás. Depois de devidamente encaixado, termine de fechar a tampa, encaixando a parte traseira do aparelho. É bem mais fácil do que abrir!

 

E é isso! Espero que este método lhe seja útil, e bom divertimento!

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

 

Acessos: 642

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar